Como adaptar gatos: evitando erros comuns
Imagina a cena: você acaba de adotar um novo gato e está animado para levá-lo para casa, mas logo se dá conta de que o gato que já vive na sua casa pode não estar tão animado assim.
Tensão no ambiente, preocupação o tempo todo, as sobrancelhas sempre arqueadas, os ronronados que quase desaparecem e dão lugar aos arranhões indesejados.
São apenas alguns dos sinais de que as coisas não estão exatamente dando certo.
Parece familiar? Bem-vindo ao clube dos amantes de gatos que tentam fazer com que seus amigos felinos sejam amigos entre si.
Introduzir um novo gato em casa pode ser um desafio, mas não precisa ser um pesadelo.
Neste post vamos mostrar os principais erros que as pessoas cometem e como evitá-los, para que você possa finalmente alcançar a harmonia felina em sua casa.
Erros mais comuns
1. Deixar os gatos juntos sem nenhuma preparação:
Os gatos precisam de tempo para se acostumarem com o cheiro um do outro antes se encontrem frente a frente, e isso pode ser feito inicialmente trocando itens entre os gatos.
2. Forçar a amizade:
Os gatos são animais independentes e precisam de tempo para se adaptarem a novas situações. Não force a interação entre os gatos, deixe que eles se aproximem naturalmente.
3. Não ter espaço suficiente:
Os gatos precisam do espaço deles para se sentirem seguros e confortáveis. Certifique-se de que há espaço suficiente para todos os gatos, incluindo caixas de areia, prateleiras e áreas de descanso.
4. Não dar atenção aos gatos “antigos”:
Os gatos podem ficar com ciúmes quando um novo gato é introduzido na casa. Certifique-se de continuar a dar atenção e afeto aos gatos que já moravam com você antes.
5. Pressa e falta de paciência/consistência:
Esse processo pode levar meses e quem dita o ritmo da adaptação são os gatos.
Alguns casos podem ser mais desafiadores pela diferença entre os gatos (de idade, porte ou temperamento, por exemplo).
Como introduzir um novo gato
Para evitar esses erros não adianta ficar ansioso, ou achar que é só deixá-los juntos que uma hora ou outra eles se resolvem.
Aqui estão alguns passos para garantir que a introdução seja um sucesso
1. Faça as apresentações gradualmente:
Comece trocando “cheiros” com os itens, como toalhas de cama e brinquedos entre os gatos antes de permitir que eles se encontrem.
2. Crie áreas separadas:
Forneça espaços separados para cada gato, como quartos ou áreas de descanso, para que eles fiquem em segurança e possam se retirar para um esconderijo caso se sintam ameaçados.
3. Troca de ambientes:
Depois que estiverem acostumados à troca dos objetos com os cheiros um do outro, ainda separados sem contato direto, inverta os “territórios” para que um explore o ambiente onde vive o outro.
Fazer isso associado a refeições ajuda muito a ficarem tranquilos.
4. Faça com que os gatos se sintam seguros:
Forneça recursos em abundância: vários potes de água, prateleiras, brinquedos e caixas de areia para que os gatos possam se sentir seguros e confortáveis, sem disputar recursos básicos.
5. Dê atenção suficiente a todos os gatos:
É importante continuar dando atenção e afeto aos gatos que já moravam com você para evitar ciúmes e garantir que todos os gatos se sintam amados e valorizados.
Luz no fim do túnel
Adaptar gatos que não se conhecem pode ser um desafio, mas com as devidas precauções e cuidados é possível sim garantir que o novo gato se dê bem na sua casa com seus novos companheiros felinos.
Se você estiver enfrentando dificuldades na introdução de um novo gato em casa, não deixe de contar com ajuda profissional capacitada com experiência em guiar tutores a terem sucesso nesse processo.
Um opção com ótimo custo benefício para entender o que é preciso fazer em cada etapa desse processo é o curso “Harmonia Felina”, um conteúdo completo com aulas em vídeo e gravações de treinamentos reais da aproximação entre gatos que ajudam a trazer a paz e a harmonia entre gatos que não se conhecem (ou não se gostam).
Clique aqui para acessar o curso e garantir a felicidade de todos os gatos em sua casa.
Por Guilherme Maino de Azevedo, Zootecnista pós graduado em comportamento animal.
Gatos amigos: não é bem assim - News - Porakaá
[…] “brinquem” entre eles e fiquem juntos para virarem amigos rapidamente. Esse é um dos erros mais comuns para introduzir um novo gato em […]