Neutralidade social: o sonho de todo tutor
Aquele cão tranquilo que te acompanha nos lugares, não fica com medo, agressivo, nem fica ansioso demais tentando dar Oi pra tudo e pra todos, e ainda fica prestando atenção no que é mais importante: você. Não é o sonho de todo tutor?
E é possível construir esse comportamento através da neutralidade social – um conceito inovador que estamos trazendo pra você em primeira mão. Até começarmos a falar disso em 2022, ninguém falava ainda aqui no Brasil.
Mas afinal, o que é?
Neutralidade social se refere a um cão que é neutro, que interage bem quando precisa, mas também não interage se não precisar ou não puder. Como seriam os cães guia de cego, por exemplo.
E se engana quem pensa que a neutralidade social é só para cães medrosos, agressivos, ou que latem pra tudo – cães considerados “amigáveis”, aqueles que querem interagir com todos, também precisam!
Para começar precisamos de alguns treinos de base, como:
- Autocontrole
- Foco em você
- Confiança no seu direcionamento
- Comportamentos de estabilidade e calma
Isso porque para um cão desenvolver neutralidade social, basicamente ele precisa ser recompensado por prestar atenção em você e ignorar outros estímulos.
Por onde eu começo?
O primeiro passo para quem quer um cão com neutralidade social, é conhecer muito bem o comportamento e personalidade individual do SEU cão.
Quais são as preferências, medos, e principalmente a linguagem corporal dele – para que você possa identificar o quanto antes qualquer situação que vá tirá-lo do estado de equilíbrio e neutralidade, e poder agir logo no início.
Mas não é só isso
Outro ponto fundamental para treinar a neutralidade social é você conseguir gerenciar os seres humanos e cães no dia a dia, para que também não invadam o espaço pessoal do seu cão (principalmente se ele for medroso ou reativo).
É uma habilidade a ser treinada em nós mesmos, pois seu cão depende de você para protegê-lo e se sentir seguro, de maneira que consiga ignorar algo que ele interpreta como uma ameaça.
Meu cão já é adulto e reativo, mesmo assim é possível ele melhorar?
Com certeza! Não existe idade para aprender, e não é só porque ele é adulto que ele merece passar o resto da vida se estressando com coisas simples como sair para passear, né?
Ter equilíbrio emocional e neutralidade social só traz benefícios, e tem um impacto positivo até na saúde física – mais do que sua dedicação, fazer esses treinos é um investimento!
Se você gostou e quer aprender mais sobre como ter um cão neutro, temos uma aula exclusiva sobre esse assunto no nosso Espaço Resgate da Essência. Esperamos você lá!
Como treinar cães reativos - News - Porakaá
[…] E se você gostou desse artigo, leia também o nosso artigo sobre Neutralidade Social: O sonho de todo tutor […]