6 orientações para ter tranquilidade com as visitas de final de ano (cão ou gato)

visitas final de ano
Reading Time: 3 minutes

Com a chegada do final de ano se torna mais comum a reunião da família e amigos em casa. Esperamos que nossos pets participam, interajam, e fiquem bem – mas nem todos estão prontos para isso.

Separamos aqui algumas orientações para evitar estresse – para você, para o seu pet, e para a família – mesmo que você não tenha tido tempo de treinar recentemente.

1) Use barreiras como portõezinhos ou portas

Separar o seu pet do convívio em alguns momentos pode ser a melhor escolha. Alguns animais podem tolerar certo tempo de interação ou certa quantidade de pessoas – mas, com o passar das horas, começam a ficar ansiosos demais e podem acabar se tornando agressivos ou assustados. Antes disso acontecer, coloque-o em outro cômodo seguro com atividades bioapropriadas, para que ele possa relaxar e ficar tranquilo – mesmo que volte para o convívio depois de um tempo.

2) Crianças e pets

No meio de tudo o que está acontecendo pode ficar difícil supervisionar as crianças e os pets o tempo todo – e muitas vezes um só segundo de descuido pode gerar estresse para o resto da noite, com mordidas ou arranhões. Se o seu pet não se sente super confortável com crianças, evite desgaste e preze pela segurança e bem estar de todos: deixe-os separados.

3) Na hora de receber as visitas

Se você tem um cão que pula, é agitado e pode machucar pessoas mais idosas ou derrubar a pessoa da sua família que vai trazer um prato de comida – fique com ele na guia e use petiscos na hora de receber as visitas, impedindo que ele pule.

Se você tem um gatinho ou um cão medroso e que não gosta de visitas, não espere ele se surpreender com a campainha tocando e a porta se abrindo. Coloque-o já no cômodo onde ele se sente bem ANTES das visitas chegarem, com uma música ambiente tranquila e atividades.

4) NÃO É HORA DE TREINAR

Seu pet medroso e assustado NÃO vai ficar sociável e ser treinado bem no momento mais desafiador do ano. Esqueça! É muito barulho, muita gente, muitos cheiros, objetos, tudo muito intenso.

Sua meta é fazer o melhor para que ele não se sinta mal – oriente as pessoas, deixe-o em um cômodo confortável, e se prepare para treiná-lo no ano que vem.

5) Exercícios e alimentação

Levá-lo para passear, correr, passar uma tarde na creche, tudo isso pode ajudá-lo a se sentir mais tranquilo e relaxado na hora da chegada das visitas – seja para ele ficar junto ou separado delas.

Não dê toda a comida do dia nos horários de costume, guarde boa parte do apetite, brinquedos e mordedores para esse horário onde você vai receber as pessoas. Ele vai se distrair e fazer uma boa associação.

6) Coloque um aviso

Se existe alguma orientação específica para o seu pet, pode ser útil também colocar um aviso do lado de fora da porta ou em um local facilmente visível.

“Peço a gentileza de não mexer com o gato”, “Por favor, não dê comida para o (nome do pet), ele tem alergia”.

Seja proativo: não espere ele estar desesperado, rosnando ou se escondendo, para tomar uma atitude. Cuide do bem estar dele.

Recomendamos fortemente que estude mais sobre a linguagem corporal do seu cão ou a linguagem corporal do seu gato para entender como ele está se sentindo e como você pode agir em cada situação.

Além disso, construir inteligência emocional e prepará-lo para eventos futuros é a certeza de que vocês vão poder curtir muitos finais de ano juntos!

Boas festas ♡

You Might Also Like

Leave a Reply