Erros que pioram a ansiedade de separação

ansiedade separação

Separamos quatro erros muito comuns que você pode cometer sem querer, muitas vezes até achando que está ajudando, mas que na verdade pioram a ansiedade de separação em cães.

Apesar de falarmos em “erros”, é apenas um modo de mostrar pontos que não ajudam na independência do seu cão – não se sinta culpada 😉

1) Tentar compensar a nossa ausência:

Ao ficar com peso na consciência por ter deixado o cão sozinho, podemos tentar  “compensar” nossa ausência nos momentos em que estamos em casa: deixamos o cão fazer tudo que quiser, ficamos chamando e incentivando ele a ficar do nosso lado recebendo carinho o tempo todo.

Isso cria para ele uma situação de “8 ou 80” muito difícil de lidar, onde ou ele está completamente sozinho e triste, ou super junto da gente e tudo de melhor acontece.

2) Deixar o cão ficar grudado em nós o tempo todo:

Aqui na Porakaá temos uma máxima que diz:

“Para o cão ficar bem sozinho, antes ele precisa aprender a ficar “sozinho” mesmo com você em casa.” 

Ou seja, deixar ele te seguir o tempo todo pela casa, estar sempre deitado no seu colo ou no seu pé vai tornar o processo de separação ainda mais difícil. 

3) Não dar atividades:

Se o seu cão não tem atividades apropriadas para ele, como: destruir, roer, passear e farejar, ele acaba ficando mais ansioso de maneira geral – e uma dessas ansiedades é também essa dependência extrema dos seus humanos.

4) Fazer festa ao chegar em casa:

Imagina que ele estava sozinho, e nada de bom estava acontecendo.

Aí, quando você chega, ele fica super ansioso e agitado e ainda ganha de você a maior festa – além de recompensar essa ansiedade, ele vai continuar entendendo que ficar sozinho é horrível e que a sua chegada é o melhor momento da vida dele. 

Sabemos que você também quer mostrar que está feliz de chegar e reencontrá-lo, mas procure apenas dar um Oi mais tranquilo e esperar ele se acalmar para você fazer a festa que quiser!

Identificou algum erro que você comete aí? Não se preocupe, viu?

A intenção não é você se sentir mal, apenas identificar os pontos que podem mudar e evitar, esses  pequenos erros que pioram a ansiedade de separação.

Não precisa parar de fazer tudo de uma hora pra outra, o pouco que você conseguir aplicar aí na sua rotina já vai começar a fazer diferença 🙂

E se você quer sair de casa tranquila e sabendo que seu cão vai ficar bem, não deixe de conferir o nosso guia do cão sozinho sem sofrimento!

Além disso, temos um destaque no Instagram chamado “ansiedade” com diversas orientações.

You Might Also Like

2 Comments

  1. Maria Fernanda

    Cometo todos! 😰😥😱😓 Mas graças a vocês tô aprendendo muito. 🥰

    1. porakaa

      Somos muitos felizes de ter você com a gente!! ❤

Leave a Reply