Mudança com gatos: passo a passo
Prepare ele com antecedência – o ideal é começar pelo menos 1 mês antes.
1 – Acostumando com cheiros:
• Mantenha os móveis e objetos da casa atual, com os cheiros que ele já conhece (principalmente a cama e objetos dele). Se for trocar, espere para trazer novos móveis depois que ele estiver adaptado.
• Faça a troca de cheiros do ambiente atual e do futuro: Leve para a casa nova alguns panos com cheiro do gatinho, e já aproveite para trazer de lá algum objeto, algo que ele vai identificar como sendo “de fora”, para ir se acostumando.
Se você já usa algum tipo de aromatizador na casa, mantenha a mesma essência na casa nova por um tempo.
• Feliway é o nome comercial de um produto com feromônio que transmite ao gato uma sensação de tranquilidade e segurança. Você pode encontrá-lo aqui na nossa lista de recomendações de produtos para seu gatinho.
O ideal seria colocar o difusor na tomada 1 semana antes da sua mudança, e depois colocar na casa nova assim que chegarem.
2 – Evitando estresse
• Acostume seu gato a entrar e ficar na caixa de transporte para que ela seja a toca dele, um local seguro, como se fosse o seu “quarto móvel”.
É onde ele vai ser transportado no dia da mudança para a nova casa, e poderá ficar lá dentro se preferir. Coloque comida perto e dentro da caixa todos os dias, para seu gatinho se acostumar.
• É muito comum ele perder o apetite quando estressado. Além de ser perigoso um gatinho ficar em jejum, isso contribui para piorar a sensação de estresse no novo ambiente.
Procure mantê-lo só na sua dieta básica (ração ou alimentação natural) e não dar os alimentos preferidos dele (petiscos, atum…) por 3 dias antes da mudança, para que ele fique com muita vontade.
Assim que chegar na casa nova esses alimentos especiais devem ser oferecidos, para que ele faça uma boa associação e não fique em jejum.
3 – Dia da mudança
• O dia da mudança de casa é estressante para o gato, principalmente se ele ficar vendo toda a movimentação. Deixe-o fechado em um só cômodo da casa, sem que ele fique vendo tudo, enquanto as pessoas carregam todos os móveis e caixas. Coloque um aviso para ninguém abrir a porta sem querer e ele fugir!!! Ele sai desse cômodo junto de você, no final de tudo.
• O novo ambiente representa muita coisa para o gato reconhecer e marcar com seu cheiro, por isso ele pode se sentir perdido, sobrecarregado e com medo, – porque perdeu todas as referências que tinha de território.
O ideal é escolher um só cômodo da casa nova, como um quarto, e deixar ele fechado lá nos primeiros dias, com água, comida, caminha, caixa de areia, e uma toca se quiser se esconder.
Assim ele vai entendendo que é um lugar seguro, começa a identificar cheiros familiares, a se acostumar de maneira gradativa até se sentir confortável.
Depois de alguns dias, conforme você perceber que ele está mais tranquilo, pode ir abrindo a porta e deixar ele sair e explorar o resto do ambiente aos poucos, se ele quiser.
• Incentive também brincadeiras e passe um tempo com ele nesse cômodo, para ele ir se soltando e associando o novo local a coisas boas e prazerosas.
Depois de tudo…
Mudanças de casa podem ser estressantes para seu gato, e pedimos que, se esse artigo te ajudou de alguma forma, que nos envie ou escreva abaixo o seu feedback. Vamos ficar muito felizes!
E se você precisar de uma ajuda mais individual com o processo de mudança e adaptação, entre em contato com a gente para agendar um atendimento individual!
Para mais dicas, veja também nosso Instagram
Por Thais Vaz Oliveira, Médica Veterinária pós graduada em comportamento animal.
Leave a Reply