Ele era tranquilo, não sei o que aconteceu… agora é reativo

era tranquilo
Reading Time: 2 minutes

De cão tranquilo a reativo, o caminho é simples (e isso pode ter acontecido ANTES dele chegar até você):

  1. Quando um cão está com medo de algo, a primeira coisa que ele tenta fazer é se afastar, fugir dessa coisa. Muitas vezes isso pode passar despercebido por nós, ou apenas o puxamos e falamos para ele continuar andando.

2. Se ele não consegue fugir (porque está preso por uma coleira, em um cômodo pequeno, porque a coisa continua indo na direção dele…), a próxima opção é congelar ou demonstrar comportamentos como bocejar, desviar o olhar, farejar o chão, se mover em câmera lenta, lamber os lábios

VEJA esse Reels e esse para entender melhor

3. Se nada disso funcionar, é que o cão considera usar a agressividade como uma forma de se salvar, de conseguir sair dessa situação que o está assustando.

Essa reação agressiva é a tal da reatividade, que apareceu por um RECEIO, um MEDO, uma INSEGURANÇA de como lidar com alguma situação.

E é assim que:

Uma vez que essa agressividade funcione (a coisa se afasta e/ou ele é retirado da situação), esse se torna o comportamento de escolha na próxima vez que ele estiver com medo em uma situação parecida.

Por isso, muitas vezes um cão que “antes era tranquilo” pode se tornar reativo – a outros cães, crianças, visitas, homens…

E é por esse mesmo motivo que não adianta dar bronca nele nessa hora.

O que ele mais precisa é de compreensão e suporte, para que pare de se sentir inseguro e – como consequência – a reação agressiva também pare de acontecer.

Você se identifica? Quais outras dúvidas você tem sobre assunto?

Comenta aqui ou manda no direct, para que a gente possa trazer mais informações

You Might Also Like

One Comment

  1. “Meu cão é reativo, não sei mais o que fazer!” - Porakaá

    […] E se quiser saber da onde surgiu esse comportamento no seu cão, confere nosso artigo “Ele era tranquilo, não sei o que aconteceu” […]

Leave a Reply