Neutralidade social: a socialização perfeita do seu filhote

neutralidade social

Esses dias falamos muito sobre socialização no nosso instagram, trazendo um conceito novo que ninguém fala aqui no Brasil: a neutralidade social.

Como todos gostaram muito, resolvemos transformar em um post aqui para que você possa reler e encaminhar para quem tem um filhote de cão.


Neutralidade social: O que é?

Ao contrário do que a gente imagina, um filhote ou um cão bem socializado não é aquele que tenta dar Oi e fica super animado com qualquer humano ou animal.

Se você parar para pensar, esse na verdade é um cão ansioso: ele fica o tempo todo achando que deve interagir com tudo e todos, o tempo todo (falamos mais sobre isso nesse artigo aqui).

A neutralidade social ensina o animal a gostar de pessoas, de outros animais, e a não ter medo de nada, porém o fundamento é ensiná-lo a ter equilíbrio emocional, autocontrole, e foco em você.

Não seria incrível ter um animal que você pode levar para qualquer lugar e ele vai estar sempre tranquilo e prestando atenção em você?

Você deve estar se perguntando: “como eu faço isso?”

Assim que o animal chegar na sua casa é o momento perfeito para começar, mas não se preocupe: apesar de ser mais desafiador, é possível ir ensinando isso para ele mesmo depois de adulto.

Dois erros muito comuns para evitar:

  1. Achar que só porque o filhote foi apresentado para o mundo, ele já está socializado. Mesmo que você tenha feito um ótimo trabalho, se você parar de sair com seu cão ele começa a perder essa habilidade social. É algo para manter durante a vida toda!
  2. Achar que sair no colo é o suficiente: Levar o filhote para conhecer o mundo no colo é ótimo, mas existem diversos cuidados a serem tomados para não gerar traumas ou deixá-lo ainda mais sensível.

Seu animal é unico, assim como a sua rotina. Ter um acompanhamento individual com um profissional experiente vai ajudá-la a tirar proveito de todo o potencial dessa relação de vocês!

Por onde eu começo com meu filhote?

Comandos NUNCA devem ser prioridade para um filhote.

Vou repetir. Comandos NUNCA devem ser prioridade para um filhote.

Se você chamar um profissional e ele só ficar ensinando comandos para seu filhotinho, recomendamos que procure outro.

Todo bom profissional precisa ter como prioridade ensinar você e seu cão:

– Sociabilização
– Autocontrole
– Foco
– Estabilidade emocional
– Vínculo com você
– Independência
– Saber interagir com brinquedos

Com esse foco no desenvolvimento emocional do filhote, ensinamos ele a se acostumar e – principalmente – se controlar diante de todos os estímulos.

Mesmo quando ele estiver de frente com algo que nunca viu (como, por exemplo, uma galinha), esse estímulo vai ser “só mais um”: você já sabe o que fazer, e ele já tem toda a capacidade de lidar, mesmo depois de adulto.

Meu cão já é adulto, e agora?

Muitos diriam que, se você perdeu a fase de socialização, você não tem mais chance.

Mas, pela nossa experiência, com o acompanhamento de um profissional capacitado, experiente em cães ansiosos e reativos, e com dedicação da sua parte, podemos transformar emoções e comportamentos – seu cão pode sim ter mais equilíbrio emocional independente da idade.

Assim como acontece com a gente, um animal não É ansioso – ele ESTÁ ansioso.

Imagina como seria seu cão tranquilo, ficando ao seu lado sem latir ou interagir com todos, apenas desfrutando os momentos com você? É possível!

Isso é a neutralidade social, se você gostou e quer que a gente traga mais esse assunto, deixa seu feedback aqui?

E se quiser conhecer mais nosso trabalho e como podemos te ajudar com seu cão, é só clicar aqui.

You Might Also Like

3 Comments

  1. Fúlvia

    Muito bom o texto =) É algo que eu não havia lido sobre e gostei bastante. Tragam mais coisas sim <3

  2. Mariana

    Adorei o conteúdo!! Gostaria de saber mais sobre o assunto com certeza! Minha cachorrinha já tem cerca de um ano, e é bem ansiosa para tudo, desde encontrar pessoas e animais, até para comer e passear.

    1. porakaa

      Que bom que gostou, Mariana! Fica de olho no nosso conteúdo do Instagram e newsletter – e já aproveita para dar uma olhada nos destaques lá, principalmente o “ansiedade” 😉

Leave a Reply